Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2018


Vinho varietal:
Entendendo a classificação
Em algum momento, você caro enófilo deve ter se deparado com a palavra varietal, que naturalmente despertou dúvida ou curiosidade em saber oque de fato significa.
Então, abra uma garrafa de vinho e vem comigo, tirar suas dúvidas!  
Vinho varietal (que também pode ser chamado de monocasta ou monovarietal) é aquele que é produzido com apenas uma variedade de uva. Certo?
Depende, de como cada região ou país irá determinar a porcentagem necessária para que o vinho seja considerado varietal.
No Brasil, para que o vinho tenha essa classificação no rótulo, o mesmo deverá conter 75% de uma única variedade de uva em sua composição, sendo quê os monovarietais deverão ser 100% produzidos de uma única variedade de uva.
Os outros 25% do vinho poderá ser completados com outros tipos de uva, caso o produtor veja necessidade. Lembrando que essa porcentagem permite que o enólogo possa adicionar mais acidez, corpo ou estrutura, para o vinho, acrescentando outra cepa.
Na África do Sul e Austrália,a porcentagem mínima de uva varietal, deve ser de 85%,sendo que Chile, Nova Zelândia e Califórnia  deverão ter a mesma quantidade que o Brasil.
Temos ainda, vinhos com algumas denominações, que não trazem o nome da uva e são 100% varietais! Complicou?
Imagine, nesse caso sugiro se informar sobre as regiões de produção!
Quando você degusta um vinho tinto da região de Borgonha por exemplo, o mesmo será 100% composto da uva Pinot Noir.
E se falarmos em Barolo, com denominação italiana, você irá provar um vinho exclusivamente composto pela uva Nebbiolo.
Sendo assim, sempre que você desejar provar um vinho varietal, pesquise e se informe sobre o rótulo, mais se permita provar também os vinhos produzidos com mais de uma uva, que recebe o nome de assemblage (blend ou corte) que mistura duas ou mais variedades de uva, na produção de um vinho.
O objetivo, quando se produz um assemblage,é somar no produto final, criando rótulos exclusivos e diferenciados!
Deguste!





Nenhum comentário:

Postar um comentário