Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015


A temperatura ideal
A temperatura do vinho pode esconder suas qualidades ou revelar o que ele tem de melhor.
 Vários fatores podem afetar a nossa percepção e a temperatura é um dos principais.

Por exemplo, quanto mais gelado o vinho, mais realçados serão os taninos e acidez, se estiver quente, o álcool ficará em evidência. O equilíbrio de um vinho está entre a dureza, ou seja, (acidez, amargor e tanino) e a maciez (álcool e açúcar). Portanto, se o vinho estiver abaixo da temperatura ideal, ficará muito duro; se estiver acima, ficará alcoólico.
Vinho tinto em temperatura ambiente,só vale se ela for a ideal para o seu estilo,pois estamos em um país tropical,onde na maioria das vezes haverá a necessidade de resfriar o vinho.
Nos vinhos brancos, por não ter taninos, é recomendável servir em temperaturas mais baixas, para que eles fiquem frescos agradáveis e não apareça álcool demais. Atenção para não gelar muito, fazendo com que os aromas do vinho se anulem.
O mesmo vale para o espumante que também deve ser servido  em temperaturas mais baixas,pelo gás carbônico se desprender muito rápido no calor,poderá interferir na qualidade do espumante.
Confira as sugestões de temperatura ideal para cada tipo de vinho:


Você não precisa possuir uma adega climatizada para resfriar o seu vinho!
Na parte interna da porta de uma  geladeira,a temperatura  (1ºC no termostato) permanece em torno de 12ºC.No fundo junto á placa fria,é de +/-  3ºC.No meio cerca de 6ºC.
Os vinhos tintos, que pedem temperaturas acima de 12ºC deixe-os gelar na porta, por no máximo 2 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário